Trabalho
Como evitar a armadilha do alinhamento em TI
Por Jean-Claude Ramirez, Gustavo Camargo e Daniel Becker
1
Como evitar a armadilha do alinhamento em TI
Baseado no artigo “Avoiding the Alignment trap in Information Technology”, de autoria dos sócios da Bain & Company: David Shpilberg, Steve Berez, Rudy Puryear e Sachin Shah. Publicado no MIT Sloan Management Review, Fall 2007, Vol 49, n.1 Jean-Claude Ramirez é Partner, Gustavo Camargo e Daniel Becker são Consultores, todos no escritório da Bain & Company em São Paulo.
2
Bain & Company
A tecnologia da informação é um gargalo terrível ao crescimento para muitas empresas, principalmente porque os executivos focam nos remédios errados para seus problemas de TI.
A Charles Schwab & Co., uma grande empresa de serviços financeiros, cresceu em função de sua capacidade em tecnologia da informação. TI foi o fator que permitiu à jovem corretora oferecer a seus clientes comissões mais baixas do que as corretoras tradicionais. Algum tempo depois, quando comissões mais baixas se tornaram padrão na indústria, a Schawb se transformou em uma corretora on-line completa e, em 1998, já tinha uma parcela considerável de seus lucros gerados nas operações on-line. Porém, nos anos seguintes, os competidores alcançaram a Schwab, alguns até mesmo ultrapassaram-na. Diversas corretoras, tanto as econômicas quanto as mais completas, conseguiam cobrar comissões mais baixas que a Schwab. Surpreendentemente, TI se tornou parte do problema na Schwab, ainda mais levando-se em conta sua estratégia de usar a tecnologia para se diferenciar de seus competidores. Pelas estatísticas da própria empresa, as respostas da área de TI eram cada vez mais caras e demoradas e os engenheiros estavam gastando cada vez mais tempo consertando bugs nos sistemas. Enquanto isso, diversos projetos grandes e ambiciosos estavam atrasados - incluindo um sistema para contabilização de impostos que a Schwab acreditava que ajudaria seus