Trabalho
O Cangaço foi um fenômeno ocorrido no nordeste brasileiro de meados no século XIX ao início do século XX. O cangaço tem suas origens em questões sociais e fundiarias no Nordeste brasileiro , caracterizando-se por açoes violentas e grupos ou individuos isolados : assaltavam fazendas , sequstravam coroneis (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazens . nao tinham moradias fixas :viviam perambulando pelos sertões brasileiros praticando tais crimes , fugindo e se escondendo .
A PALAVRA CANGAÇO
Cangaço é palavra derivada de canga, peça de madeira simples ou dupla que se coloca na parte posterior do pescoço de bois nos carros de boi.Assim, cangaceiro foi o nome dado a todos os criminosos , uma vez que os prisioneiros eram obrigados a carregar seus pertences pendurados no pescoço.
ENTENDENDO O CANGAÇO
Fenomeno social , caracterizado por atitudes violentas por parte dos cangaceiros . estes , que andavem em bandos armados , espalhavam o medo pelo sertao nordestino . promoviam o medo pelo sertao nordestino . promoviam saques a fazendas , atacavam comboios e chegavam a sequestrar fazendas para obtençao de resgaste . aqueles que respeitavam e acatavam as ordens dos cangaceiros nao sofriam , pelo contrario , eram muitas vezes ajudados . esta atitude , fez com que os cangaceiros fossem respeitados e ate mesmo admirados por parte da populaçao da epoca
Os cangaceiros nao moravam em locais fixos. Possuiam uma vida nomade , ou seja , viviam em movimentos , indo de uma cidade para outra . ao chegarem nas cidades pediam recursos e ajuda aos moradores locais . aos que se recusavam a ajudar o bando, sobrava a violencia .
Como nao seguiam as leis estabelecidas pelo governo , eram perseguidos constantemente pelos policiais , usvam roupas e chapeus de couro para protegerem os corpos , durante as fugas , da vegetaçao cheia de espinhos da caatinga . alem desses recursos da vestimenta , usavam todos os conhecimentos que possuiam sobre o territorio nordestino