TRABALHO
Procedimentos de Operação e Emergência
A disciplina operacional trata-se da capacidade de uma empresa ou organização seguir restritamente os seus padrões. Assim, a segurança se torna prioridade, pois evita-se agir de forma negligente, sem atalhos operacionais e evitando os desvios. Todos dentro do ambiente de trabalho contribuem para obter tal disciplina, incorporando os hábitos seguros, seguindo as normas, os procedimentos, as regras e os critérios do projeto.
Com fundamental importância para a segurança de plantas, os procedimentos e instruções operacionais padrão contém descrições detalhadas de uma atividade, um roteiro para a correta sequência de realização dessa. Uma mesma tarefa pode ser concluída com sucesso por diferentes pessoas, em turnos ou dias diferentes, com a mesma qualidade e segurança devido a utilização e cumprimento de um Procedimento ou Instrução, desde que estejam coerentes.
Quando for elaborar um procedimento, deve-se ter diversas informações, incluindo: a sequência em que as tarefas devem ser realizadas; os estados e as alterações de cada atividade; e as atividades que necessitam ser concluídas para que se inicie uma outra atividade.
Para facilitar o entendimento e a formulação de um procedimento, pode-se estabelecer os seguintes passo: 1. Definir nome do Procedimento; 2. Estabelecer o objetivo; 3. Identificar os documentos de referência; 4. Identificar o local de aplicação do Procedimento; 5. Descrição das Siglas e definições presentes no Procedimento; 6. Definir as Responsabilidades de cada um; 7. Discriminar cada etapa da atividade; 8. Informar o local onde será arquivado, suas revisões e quem é o Gestor do Procedimento.
Em realação às emergências, primeiramente deve-se elaborar os procedimentos para as graves emergências previsíveis para o tipo de planta, contendo o detalhamento dessas situações, a realização de treinamentos específicos e suas devidas instruções em caso de ocorrência. Em sequência, é necessário que