Trabalho
Circuitos Eletrônicos – modelo pi-híbrido.
Transistor Bipolar: O modelo π-híbrido é um modelo de circuito popular usado para analisar o comportamento de pequenos sinais dos transistores. Este modelo aplica-se apenas na análise de sinais alternados nos transistores e pressupõe que a polarização do transistor esteja em condições de fazê-lo funcionar como amplificador. O modelo aqui usado é baseado no modelo de parâmetros h e torna-se muito útil para a análise em frequência pela inclusão das capacitâncias parasitas existentes entre base e emissor e entre base e coletor.
Circuitos Eletrônicos – modelo pi-híbrido..
Capacitâncias parasitas nos transistores bipolares
Cebo Ccbo
Cebo é a capacitância entre emissor e base para corrente de coletor nula (open) Ccbo é a capacitância entre coletor e base para corrente de emissor nula (open)
Circuitos Eletrônicos – modelo pi-híbrido.
Capacitâncias parasitas nos transistores bipolares Valores para o 2N2222
A capacitância Cebo é também chamada Cπ. É composta pela capacitância de difusão e de depleção entre base e emissor. A capacitância Ccbo é também chamada Cµ. É devida à capacitância de depleção entre coletor e base.
Circuitos Eletrônicos – modelo pi-híbrido.
Modelo π-híbrido para altas frequências Ib b Cπ Vbe hie hfe.Ib e 1/hoe Vce Cµ c Ic
Circuitos Eletrônicos – modelo pi-híbrido.
Teorema de Miller:
Seja uma impedância Z, conectada entre os pontos A e B. Por essa impedância flui uma corrente I. O ponto A possui uma tensão V1 e o ponto B uma tensão V2. É possível calcular as impedâncias equivalentes entre o ponto A e o terra (ZA) e entre o ponto B e o terra (ZB) . Na Figura 1, a corrente I sai de A e entra em B. O mesmo ocorre na Figura 2. I A V1 Z B V2 V1 ZA I ZB Figura 2 A B V2 I
Figura 1
Circuitos Eletrônicos – modelo pi-híbrido. A corrente I é dada por:
V1 − V2 I= Z
Se existir uma