Trabalho
Desde do tempo do homem da caverna que sentimos a necessidade de viver em grupos sociais. Toda esta necessidade exige certa organização, organização esta que tem por finalidade manter a harmonia entre os grupos. No passado quando se falava em liderança, a primeira coisa que vinha a mente era algo do tipo mandar, exigir, em outras palavras uma liderança autocrática.
Nos dias de hoje a palavra liderança está associada ao sucesso, ideia de que é o melhor, é o primeiro, ou até mesmo, o único. Para se entender o sucesso de uma organização, é importante conhecer os estilos de liderança. A discussão sobre liderança e os tipos de líderes da atualidade surgiu da necessidade de compreender estes modelos e a sua importância nas organizações.
No processo de liderança, o líder tem como desafio demonstrar entusiasmo naquilo que ele faz e nas conquistas da equipe, ele é o termômetro da organização. O líder antigo era o vaqueiro, que tocava a boiada agora o líder é o pastor, que caminha à frente do rebanho. Liderar hoje é um trabalho que envolve muita emoção, sentimento e consideração para com as pessoas.
Somente alguns dos estilos têm efeito consistentemente e positivo no clima e nos resultados, para efeito deste trabalho, iremos considerar somente os estilos: Autocrático, Democrático, Liberal e Situacional. Abaixo serão apresentados os estilos detalhadamente.
1.1) Sobre as Teorias dos Estilos de Liderança
São teorias que estudam os estilos de liderança, de como o líder lida com seus liderados, ou seja de como o líder faz para liderar, como se comporta. Existem três tipos de estilos de liderança, a autocrática, a democrática e a liberal. Cada um destes estilos produz um resultado diferente em seus liderados e consequentemente nos resultados de produção. O estilo Autocrático tem um alto resultado na produção, mas com baixa qualidade. O estilo Democrático tem um resultado de produção equivalente ao Autocrático, mas com uma qualidade maior. Já o estilo Liberal