Trabalho
FACULDADE DE ENGENHARIAS, ARQUITETURA E
URBANISMO E GEOGRAFIA - FAENG
Camila Vico, Fernanda Sandim e Naiara Gomes de Menezes
EQUIPAMENTOS COM FONTES ALTERNATIVAS DE
ENERGIA
Águas Subterrêneas
Prof. Dr. Giancarlo Lastoria
Campo Grande - MS
Novembro/2014
1
Bombas
Bomba é um dispositivo que adiciona energia aos líquidos e tem como finalidade facilitar o movimento dos mesmos. A energia tomada de um eixo, de uma haste ou de um outro fluido e transmitida através do aumento de pressão, aumento de velocidade ou aumento de elevação, ou a combinação destas formas. As bombas de maneira geral apresentam as seguintes características:
Residência: adequadas para resistir aos esforços mecânicos
provenientes da operação;
Facilidade de operação: adaptáveis às mais diversas fontes de
energia;
Manutenção simplificada;
Alto rendimento: transformação de energia como mínimo de
perdas;
Economia: custos de aquisição e operação compatíveis com as
condições do mercado.
Existe uma infinidade de tipos de bombas, porém para o bombeamento d’água serão consideradas apenas as bombas do tipo centrífugas e autoescorvante.
1.1
Bomba Centrífuga
É o tipo de bomba mais utilizado para bombeamento de água. Seu funcionamento se dá em consequência da rotação de um eixo no qual é acoplado um disco dotado de hélices (rotor). O eixo recebe o fluido pelo seu centro e o expulsa para os lados devido à força centrifuga.
Figura 1 : Bomba centrífuga
1.2
Bomba Auto-Escorvante
É aquela que retira líquido de um reservatório que fica a um nível inferior a ela, ou seja, não precisa trabalhar inundada ao líquido. No momento da partida, o líquido retido em reservatório auxiliar da bomba é liberado e preenche a tubulação, dando condições de partida à bomba.
Figura 2: Bomba Auto-Escorvante
2 Energia Hidrelétrica
É a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é