A ESCOLA DE SUMMERHILL
ANÁLISE E ALGUMAS DESCRIÇÕES SOBRE A ESCOLA DE SUMMERHILL
O educador escocês Alexander Sutherland Neill (1883-1973) propôs um ensino revolucionário para sua época e, inclusive, para os dias atuais. Desenvolveu um método educativo baseado na liberdade como geradora de felicidade nos alunos. No contexto que compreende sua vida, presenciou diversos acontecimentos que marcaram a história do século XX; como a 1ª e 2ª guerra mundial, a revolução russa que ascendeu ao poder o Socialismo como regime político-econômico e ideológico, além do nazismo como forma de governo baseado no autoritarismo de Adolf Hitler.
A. S. Neill, observando um modelo educativo fundamentado em métodos positivistas de ensino centrado no professor autoritário, da carência de diálogo professor-aluno, na obrigação na realização de tarefas e exames cotidianos e, consequentemente, na falta de liberdade de expressão e criação pelo educando, somando-se com um período histórico conturbado, em que a ciência estava sendo usada contra o ser humano, e não a favor de seu desenvolvimento: Neill cria uma escola com uma metodologia inovadora, chamada Summerhill, situada na Inglaterra.
Summerhill, é uma escola que até hoje intriga educadores ao redor do mundo por funcionar e ser referência de uma das instituições pioneiras na implementação total democrática como forma educacional. Neill a idealizou e a construiu acreditando que sua escola seria uma ferramenta de desenvolvimento da dimensão emocional do educando, oferecendo-lhes instrumentos para a obtenção da essência, que para seu criador, é a felicidade. Sendo assim, a escola tem uma política de liberdade total para os seus alunos, onde estes, por sua vez, podem optar pela ausência ou presença na sala de aula, escolhendo, inclusive, o que irão aprender.