TRABALHO
O trabalho sempre ocupou papel fundamental em todas ascomunidades sociais, visto estar intimamente ligado à própria essência humana e, ainda, por ser um dos meio que o homem tem de identificar-se como sujeito, capaz de criar e modificar o contexto socialno qual está inserido. Com o surgimento das máquinas, os pequenos agricultores e demais trabalhadores foram levados a abandonar suas terras e trabalhar para aqueles que detinham meios de produção, oque iniciou um processo de dominação destes sobre aqueles. Traçando uma análise acerca do trabalho e de sua importância para o homem, Karl Marx o identificou como instrumento de opressão utilizado porburgueses para alcançar o domínio das classes inferiores e, ainda, percebeu que era preciso romper com o ciclo imposto pelo capitalismo, para evitar que o trabalho se tornasse mercadoria.
2) De acordo com Karl Marx todo Modo de Produção, seja ele Antigo, Feudalista ou Capitalista, possui uma Estrutura (ou Infraestrutura) e uma Superstrutura. O que são a Estrutura (ou Infraestrutura) e a Superestrutura para Marx?
Infraestrutura: é composta pelos meios materiais deprodução (meios de produção e força de trabalho); Superestrutura: é que compreende as esferas política, jurídica e religiosa, ou seja, as instituições responsáveis pela produção ideológica(formação das ideias e conceitos) da sociedade. Segundo a sociologia marxista, a superestrutura é determinada pela infraestrutura, ou seja, a maneira na qual a economia de uma sociedade éorganizada irá influenciar nas ideologias presentes na sociedade. Tudo o que não pertence à esfera de produção de mercadorias (Infraestrutura) pertence ao que Marx chama desuperestrutura (instituições jurídicas e políticas, representações mentais, etc.);
3) De acordo com Karl Marx quais são as principais Classes Sociais na sociedade capitalista? Qual o “critério” utilizado pelo autor para definir as classes sociais?
De