AUDITORIA TIO VICK

8705 palavras 35 páginas
2

1. INTRODUÇÃO

Uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.
A auditoria também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los.
As auditorias podem diferir substancialmente, dependendo de seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam as auditorias e dos relatórios que se espera receber dos auditores.

3

1.1 CONCEITOS, OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO DA AUDITORIA

Auditoria é uma atividade que engloba o exame de operações, processos, sistemas e responsabilidades gerenciais de uma determinada entidade, com intuito de verificar sua conformidade com certos objetivos e políticas institucionais, orçamentos, regras, normas ou padrões.
A atividade de auditoria pode ser dividida em três fases: planejamento, execução e relatório. O campo da auditoria é composto pelo objeto a ser fiscalizado, período e natureza da auditoria.
O objeto pode ser uma entidade completa (instituição pública ou privada), uma parte selecionada ou uma função dessa entidade, e o período a ser fiscalizado pode ser de um mês, um ano ou até mesmo corresponder ao período completo da gestão de determinado administrador.
Etimologicamente, a palavra auditoria se origina do Latim audire (ouvir).
Inicialmente foi utilizada pelos ingleses (auditing) para significar o conjunto de procedimentos técnicos para a revisão da contabilidade. Atualmente, possui sentido mais abrangente.
No sentido lato, auditoria é o processo de confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério, ou, em outras palavras, é a comparação entre o fato ocorrido e o que deveria ocorrer.
Pode-se afirmar também que, nessa acepção, auditoria significa um conjunto de

Relacionados