trabalho
Uma das premissas da Sox é que as empresas demonstrem eficiência na governança corporativa. Uma referência nessa área é o modelo de governança COSO (www.coso.org), criada em 1985 por iniciativa da National Comminsion on Fraudulent Financial Reporting para definir processos para o controle interno das empresas. O COSO define que o controle interno é um processo e deve ser exercido por todos os níveis da empresas. Os processos devem ser desenhados para atingir os seguintes objetivos: (1) efetividade e eficiência na operação; (2) dar confiabilidade nos relatórios financeiros; e, (3) atender as leis e regulamentações dos órgãos públicos.
Nesse contexto, a área de tecnologia da informação (TI) tem um papel importante, onde o próprio COSO faz um comentário especial. A área de TI deve cobrir todos os aspectos de segurança e controle das informações digitais da empresa, devendo desenhar processos de controle das aplicações para assegurar a confiabilidade do sistema operacional, a veracidade dos dados de saída e a proteção de equipamentos e arquivos (A lei Sarbanes-Oxley e seu impacto em TI. Eduardo M. Fagundes).
Julgue os seguintes itens referentes a regras e controles da Sarbanes-Oxley:
I.Auditores externos devem realizar avaliação anual dos controles e procedimentos internos das empresas para emissão de seus relatórios financeiros, atestando sua eficácia.
II.A lei