TRABALHO
Antes da revolução Industrial a Contabilidade era essencialmente financeira. Com o crescimento do número de empresas a indústria, os procedimentos contábeis tiveram que ser adaptados à nova demanda informativa. Nas operações comerciais, os bens eram apenas revendidos, partindo-se de um suto de aquisição claramente definido. Já nas nas operações industrias, para suporte adequado tornava-se necessário levantar o custo unitário desse produto, gerado internamente por meio do processo produtivo.
INVESTIMENTOS Os investimentos são gastos ativados em decorrência de seu potencial prolongado de benefícios ou mesmo sua vida útil. Esses gastos correspondem aos ativos de uma entidade. EXEMPLOS: COMPRA DE MATERIA – PRIMA. A matéria – prima adquirida é inicialmente estocada para utilização futura, portanto, enquanto permanecer em estoque será um ativo denominado de estoque de matéria – prima.
EXEMPLO 2: AQUISIÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS, MÓVEIS E UNTENSILIOS. Esta categoria de bens é adquirida em caráter permanente, para suporte às atividades empresariais, têm vida útil prolongada e um grande potencial de benefícios atribuíveis a períodos futuros.
CUSTO O custo representa o gasto relacionado ao uso de recursos empregados na produção de outros bens ou serviços.
EXEMPLOS DE CUSTOS:
- MATÉRIA – PRIMA CONSUMIDA NO PROCESSO;
- CONSUMO DE MATERIAIS AUXILIARES;
- UTILIZAÇÃO DE MAO DE OBRA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO;
- USO DE EMBALAGENS;
- ALGUEIS DAS INTALAÇÕES DE FABRICA;
- UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SUPORTE A ADMINISTRAÇÃO, ENTRE OUTROS.
DESPESA A despesa é um gasto relacionado ao consumo de bens ou utilização de serviços com a finalidade de gerar receita. Trata-se de um gasto intencional que contribui direta ou indiretamente para a obtenção de receita.
EXEMPLOS:
- TAXA COBRADA PELAS ADMINISTRADORAS DE CARTÕES DE CRÉDITO OU SEJA A DESPESA DE VENDAS.
- GASTOS DE DISTRIBUIÇÃO;
-GASTO COM SALÃRIOS DO PESSOAL DA ÁREA