TRABALHO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERENCIAS.......................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste é apresentar o processo histórico da renovação do Serviço Social cuja durante o período de 1960 a 1980 ocorridos no Brasil, refletiram concepções importantes como à luta e o movimento por direitos sociais para todos.
A luta contra a censura das manifestações sociais que geraram grandes ganhos para todas as áreas do serviço social e para toda a humanidade que puderam usufruir das conquistas.
2 DESENVOLVIMENTO
As políticas sociais desenvolveram-se mais direcionadas à “proteção” aos trabalhadores, com o objetivo de criar condições para garantir a força de trabalho adequada, que atendesse as exigências do mercado emergente.
Contudo, não se pode deixar de considerar que a política social também foi produto de luta dos trabalhadores reivindicando suas necessidades. Durante os anos da ditadura militar as políticas sociais possuíram em seu interior o objetivo de legitimação do sistema autoritário vigente, com caráter fragmentário, setorial e emergencial, se sustentava na necessidade de dar legitimidade aos governos que buscavam bases sociais para manter-se no poder.
Neste período, passava-se a ideologia de que o desenvolvimento social seria decorrente do desenvolvimento econômico. Assim, o trabalho que permite que o homem deixe de ser apenas ser biológico e se torne ser social, através das relações que estabelece com a natureza e com os outros homens, passa a aliená-lo.
O Estado se tornou cada vez mais importante e se transformou no principal instrumento de acumulação capitalista, através de mecanismos de centralização política e administrativa e de controle da massa trabalhadora, pelas técnicas de propaganda, coesão social e assistência.
O estabelecimento e as novas situações