Trabalho
Competência é um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. (FLEURY, 2000).
A gestão por competências está dentro de todas as áreas de trabalho de gestão de pessoas na organização, onde fazemos recrutamento e seleção por competências, treinamento e desenvolvimento por competências, remuneração por competências e a avaliação de desempenho por competências, esse novo modelo de gestão por competências, que vem crescendo muito no meio empresarial, os empresários constataram que a vantagem competitiva da organização reside nas competências que garantem o sucesso de produtos e serviços.
Nesse conjunto é não é raro haver tentativas de saber quais são os modelos de gestão mais eficazes, fontes de vantagem competitiva e mecanismos para promover, de forma firme, o desenvolvimento organizacional. E é nesse momento que a gestão por competências aparece como alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações como um modelo com capacidade para elevar os resultados pretendidos pelos empresários.
O modelo de gestão com base em competências traz a mudança na forma de gerir, oferecendo um conjunto de conceitos e instrumentos ligados à modernidade. Ampliando esse conceito, a gestão por competências alinhada aos processos, indicadores, carreira e remuneração vai complementar todo o processo de gestão organizacional e permitir uma visão sistêmica da construção de práticas e políticas de gestão integradas com as estratégias organizacionais.
Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker)
A gestão do conhecimento é utilizada nas empresas justamente para dividir esses conhecimentos, para que todos trabalhem juntos e conheçam todas as atividades e como elas funcionam, assim as informações não se