TRABALHO
Mercado é o local onde são feitas transações econômicas, ou o local onde se encontram vendedores e compradores de determinados bens e serviços.
A ciência econômica classifica os mercados em dois tipos:
Perfeitamente competitivo: É um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores e de compradores, de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por serem insignificante não afeta os níveis de oferta do mercado e, consequentemente, o preço de equilíbrio, que também não é alterado pelos compradores. É um mercado "atomizado", pois é composto de um número expressivo de empresas, como se fossem átomos. Nessas condições, os preços do mercado formam-se perfeitamente segundo a correlação entre oferta e procura, sem interferência predominante de compradores ou vendedores isolados. Os capitais podem então, circulares livremente entre os vários ramos e sectores, transferindo-se dos menos rentáveis para os mais rentáveis em cada conjuntura económica.
Características:
Existem muitos vendedores e compradores no mercado
Todos, individualmente, detêm uma pequena parcela do mercado.
Os bens ofertados pelos vários vendedores são muito semelhantes
Não há barreiras á entrada e á saída
Não há custos irrecuperáveis
As informações fluir livremente e sem custos
Como resultado de suas características, o Mercado Perfeitamente Competitivo tem as seguintes consequências:
As ações de um único comprador ou vendedor têm um impacto negligenciável sobre o preço de mercado.
Cada vendedor ou comprador assume o preço como determinado pelo mercado.
Os preços estabelecem-se pelo livre "jogo" da Oferta e Procura. Assim, o equilíbrio seria sempre alcançado tanto a curto, como a médio e longo prazo. Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários, mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário. Assim, no longo prazo,