Trabalho
Dicas para recrutar profissionais
O recrutamento de profissionais não é uma tarefa muito simples, principalmente em salões de cabeleireiros. Veja algumas dicas para facilitar o processo.
Além de testes para da análise psicológica do candidato é imprescindível à aplicação da parte prática (habilidade técnica) do profissional.
O processo de seleção é feito por etapas.
Primeira Etapa: Como começar?
Muitas pessoas acreditam que a primeira fase para a contratação do profissional é divulgar a vaga através de classificados ou partir direto para uma entrevista, mas na realidade, a primeira etapa (se não a mais importante) é definir que tipo de profissional que o seu salão está buscando.
Segunda Etapa: Identificando profissionais.
Após definir que tipo de profissional deseja contratar é necessário identificar qual meio de comunicação será o mais eficiente para a contratação deste profissional.
Identificar este meio de comunicação não é difícil, basta que o dono do salão divulgue a vaga em: revistas, sites e jornais voltados para o setor.
Anúncio na porta do salão também pode ser um meio de captar profissionais, porém não é muito indicado, pois estará restringindo o contratante somente a vaga que está disponível e não qual o perfil do profissional que ele procura.
Com o anúncio em jornais, revistas e sites do setor, o contratante tem a possibilidade de detalhar que tipo de profissional ele procura, que conhecimentos técnicos este profissional precisa ter, o salário oferecido, local de trabalho e etc.
Terceira Etapa: Triando currículos.
Triar o currículo do profissional é complicado e exige “filling” do contratante.
Identificar se o profissional está muito qualificado ou pouco qualificado é fundamental.
Se ele estiver muito qualificado é imprescindível entender o que motivou o profissional a enviar o currículo para a vaga, há quanto tempo este profissional está desempregado, se ele está em busca de novos desafios ou salário e