Trabalho
O processo de extrusão é de conformação onde o material é forçado através de uma matriz sendo qualquer forma de secção transversal; tendo essa secção transversal constante a extrusão pode ser feita à quente ou frio.
Na extrusão cada tarugo é extrudado individualmente caracterizando assim um processo semi-contínuo. O equipamento básico para uma extrusão é a prensa hidráulica, por ter características como: velocidade, preço, espaço e extrusão, tanto a quente quanto a frio.
Os dois principais tipos de extrusão são a direta, com variações lateriais, e a indireta, porém também existe a extrusão hidrostática, uma extrusão sem fricção nas paredes da câmara. Na extrusão direta é colocado um tarugo cilíndrico numa câmara e forçado por um atuador hidráulico através de uma matriz; na extrusão lateral o material do tarugo é forçado através de uma abertura lateral, tendo eixos do punção e da peça com diferentes direções.
Na extrusão indireta, a matriz se desloca na direção do tarugo e as cargas a serem utilizadas são limitadas e não é possível obter perfis com formatos complexos.
Na extrusão hidráulica o diâmetro do tarugo é menor que diâmetro da câmara que é preenchida com o fluido hidráulico. Essa extrusão aumenta a ductilidade do material fazendo com que materiais frágeis se beneficiem.
A extrusão divide-se em parâmetros geométricos e físicos, como a seguir:
Geométricos: o ângulo da matriz, a relação de extrusão e o fator de forma.
Físicos: velocidade de deslocamento do pistão, força de extrusão, temperatura do tarugo e tipo de lubrificante.
O fluxo do metal determina a qualidade e as propriedades mecânicas do produto final, o fluxo inadequado pode causar inúmeros defeitos. Para um fluxo melhor são necessário alguns passos básicos como, procurar a simetria da secção transversal, evitar cantos vivos e mudanças extremas nas dimensões dentro da secção transversal.
A extrusão a quente é feita em temperatura elevada para