Trabalho
Excel: Criando Gráficos de Gantt
Quem sempre está à frente de um projeto sabe dos problemas e dificuldades encontrados, principalmente quando o assunto é controlar prazos. Qualquer atraso pode resultar em mais gastos e dores de cabeça. Uma forma muito prática para manter-se sempre em dia é o uso de um tipo de gráfico, chamado de Gráfico de Gantt.
Explicando o Gráfico de Gantt
Os Gráficos de Gantt permitem resumir e monitorar uma série de atividades que visam a execução de um projeto. Isso possibilita a visualização gráfica de todo o planejamento feito, facilitando o acompanhamento por parte dos projetistas e todos os envolvidos.
USANDO O MICROSOFT EXCEL
Poucas pessoas sabem, mas é possível criar gráficos de Gantt usando apenas o Microsoft Excel. Para projetos grandes e com grande volume de dados é indispensável o uso de programas mais sofisticados, mas para projetos mais simples, o Excel dá conta do recado.
O começo: entrada de dados
Antes de qualquer coisa, é preciso ter todos os dados dispostos corretamente na planilha. Esta deverá ter três colunas: uma com a descrição de tarefas, outra com a data de início das tarefas e a última com o tempo, em dias, de duração das atividades.
A lista de tarefas será a coluna A da planilha. É necessário deixar em branco a célula A1 (primeira da coluna A), pois é desta forma que o Excel reconhece qual a coluna responsável pela lista de tarefas. Liste todas as atividades necessárias para a realização do projeto a partir da segunda linha.
No campo B1 (primeira linha da segunda coluna), escreva “Início” e liste abaixo as datas de início de cada atividade relacionada na primeira coluna. Finalmente, na célula C1 (primeira coluna C) escreva “Duração” e liste o tempo, em dias, estimado para que cada atividade seja executada.
Segunda etapa: criando o gráfico
Depois que todos os dados estiverem corretamente colocados na planilha, selecione todo o conjunto de células, acesse a guia