Trabalho
Artigo Científico
Resumo - CARACTERIZAÇÃO SOCIO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE BETIM – MG O agravamento dos problemas ambientais decorrentes da atividade humana se deu, principalmente, a partir da Revolução Industrial, que trouxe junto ao desenvolvimento, vários impactos gerados pela falta de planejamento e estruturação adequada para acompanhar esse crescimento. Diante destes conflitos, surgiu a necessidade de criação de sistemas de gestão ambiental municipal que se adaptasse a cada tipo de cidade. O trabalho procurou diagnosticar o sistema de gestão ambiental no município de Betim – MG, entre os anos de 2002 a 2008. Para alcançar este objetivo, pesquisas sobre o status da gestão ambiental no município e dos avanços obtidos na formulação e aplicação dos instrumentos e políticas ambientais foram realizadas. Diante dos fatos pesquisados o estudo revelou que apesar da heterogeneidade da gestão ambiental nos municípios brasileiros, da ineficiência e ineficácia do uso dos recursos públicos e da falta de planejamento ambiental, Betim se mostra a frente da maioria dos municípios brasileiros quando nos referimos às questões ambientais.
Palavras-chave: Gestão Ambiental Municipal; Municípios e Meio Ambiente; Gestão Ambiental Pública.
INTRODUÇÃO
A vontade de dominar a natureza e satisfazer suas necessidades, fez com que o homem perdesse o controle sobre seu próprio poder, alterando o equilíbrio dos ecossistemas em larga escala e comprometendo as condições de sobrevivência de muitas espécies no planeta Terra. O agravamento dos problemas ambientais decorrentes da atividade humana se deu, principalmente, a partir da Revolução Industrial, em virtude da produção e conseqüentemente da poluição em grande escala.
A Região Metropolitana de Belo Horizonte, a partir da década de 70 caracterizou-se pela intensa concentração de grandes empresas de mineração, metalurgia e