Silvia Sayuri Suguituru
1107 palavras
5 páginas
ARTE E CIÊNCIA: USO DE DIFERENTES TÉCNICAS DEILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA
Silvia Sayuri Suguituru1; Maria Santina de Castro Morini2
Estudante do Curso de Design Gráfico; e-mail: s.sayuri123@gmail.com1
Professora da Universidade de Mogi das Cruzes; e-mail: morini@umc.br2
Área de conhecimento: Artes
Palavras-chave: Ilustração Científica; Taxonomia Biológica; Arte; Ciência
INTRODUÇÃO
A ilustração científica é uma arte altamente utilizada no meio acadêmico, fato que tem ampliado a atuação do ilustrador no mercado de trabalho. A ilustração de animais e plantas iniciou-se nos primórdios da evolução humana, como observado em pinturas rupestres presentes em cavernas (MAYER, 2006). Com o passar do tempo a ilustração se desenvolveu e, assim, surgiu a chamada ilustração científica, que une duas áreas do conhecimento: arte e ciência. A possibilidade de uso de técnicas de ilustração científica é ampla, podendo ser desde um simples desenho em grafite até os mais sofisticados modelos de animações feitas em computação gráfica. Em taxonomia biológica, ciência que estuda a classificação dos seres vivos (PAPAVERO, 1994), o uso da ilustração científica é de fundamental importância para o reconhecimento e identificação das inúmeras espécies de seres vivos que, deve, obrigatoriamente, constar de um material testemunho depositado em alguma coleção científica. No passado, os antigos naturalistas eram responsáveis por elaborar suas próprias ilustrações (OLIVEIRA &
CONDURU, 2004). Atualmente, a ilustração científica é muita utilizada por pesquisadores que costumam recorrer ao trabalho de profissionais da ilustração para que os auxiliem nos procedimentos de elaboração de imagens.
OBJETIVOS
O trabalho teve como objetivo usar distintas técnicas de ilustração científica, bem como discutir a importância e finalidade da ilustração científica na pesquisa acadêmica.
METODOLOGIA
Foram selecionados dois tipos de modelos, uma espécie de planta e outra de animal.
Amostras de plantas vivas e exsicatas de