O Nascimento Da Mec Nica Qu Ntica
O Nascimento da Mecânica Quântica
Vitória da Conquista BA
2015
1. A Realidade física dos átomos
A Química do século XVIII era essencialmente qualitativa, mas já esboçava, se comparada à alquimia, diversos traços da química moderna, como certos mecanismos envolvidos numa reação química.
Por outro lado, no mesmo período, a Química incorporava, de múltiplas maneiras um misterioso elemento, denominado flogístico, para dar conta de determinadas observações experimentais.
Natureza da Luz: Retorno ao Atomismo
A natureza ondulatória da luz fincara-se solidamente na física, encontrando ainda uma corroboração tardia com as experiências de Fizeau: a velocidade da luz é inversamente proporcional ao índice de refração (1849). A hipótese de Maxwell sobre a identidade da luz com ondas eletromagnéticas, comprovada por Hertz, parecia fechar definitivamente a questão da natureza da luz. Essa estabilidade mostrou-se efêmera, pois logo outros problemas fundamentais viriam a modificar as hipóteses fundamentais sobre sua natureza. Um importante problema colocado pelo eletromagnetismo clássico é o de prever como a energia se distribui entre os vários modos de vibração (análogos aos modos de oscilação de uma corda vibrante), das ondas eletromagnéticas em uma cavidade fechada (corpo negro). Max Planck (1858-1947) procurou utilizar um formalismo desenvolvido por Boltzmann no contexto da teoria cinética dos gases.
Espectroscopia e Modelos Atômicos
A espectroscopia ótica foi um campo da experimentação que certamente se antecipou muito com relação à teoria correspondente. Os espectros óticos de inúmeras substâncias já eram conhecidos no final do século XIX. Mesmo sem se conhecer sua natureza física, já eram usados para a identificação de elementos, com