Trabalho
Profº Guilherme Soares - FACAL
A ABORDAGEM SISTÊMICA.
Um sistema é um "todo organizado e unido, composto por duas ou mais partes interdependentes, componentes ou subsistemas, e delimitado por fronteiras identificáveis do seu macro-sistema ambiental". Esta definição abarca um conjunto amplo de realidades. O corpo humano é um sistema, tal como o Sistema Solar, um ecossistema ou uma organização. Foi este caráter pluridisciplinar que fascinou Ludwig Von Bertalanffy quando estabeleceu a sua Teoria Geral dos Sistemas, chegando a afirmar que "na ciência moderna, a interação dinâmica é o problema básico em todos os campos". Trata-se da constatação de um fato que parece simples: vivemos num mundo de sistemas interdependentes.
Outras definições de sistemas:
• “Conjunto de partes interagentes e inter-dependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.” OLIVEIRA, Djalma P. R. ,2001.
• “Um conjunto de elementos interagentes e interdependentes relacionados cada um ao seu ambiente de modo a formar um todo organizado.”
• Um todo complexo e organizado; uma reunião de coisas ou partes formando um todo unitário e complexo.” JOHNSON, R. A., KAST, F. E., ROSENWEIG, J. E. 1963.
❑ CONCEPÇÃO DO MUNDO: VISÃO ATOMÍSTICA X HOLÍSTICA
A teoria geral dos sistemas remete a um confronto entre duas perspectivas de ver as coisas. ❑ Visão atomística – entende as coisas somente em termos de suas partes;
❑ Visão holística (sistêmica) – entende as coisas a partir da organização de suas partes, e da interação dessas partes entre si para formar um todo indissociável.
A Teoria Geral dos Sistemas assenta em conceitos razoavelmente intuitivos e simples. Cada sistema é composto por subsistemas ou componentes e está integrado num macro-sistema. O todo formado por um sistema é superior à mera soma das partes que o constituem.
Chama-se a este