Trabalho
ATOS BILATERAIS * Acordo de Cooperação Técnica * Memorando de Entendimento sobre Esporte * Memorando de Entendimento sobre * Cooperação Técnica na Área de HIV/AIDS * Acordo sobre Isenção de Vistos para * Portadores de Passaporte Diplomático, Oficial e de Serviço.
Visita Oficial a Botsuana do Presidente Lula.
Lula da Silva fez-se acompanhar durante a sua visita de dois dias aoBenin pelos seus ministros da Saúde, do Desenvolvimento e ComércioExterno e da Integração Nacional e Igualdade.
O chefe de Estado brasileiro discutiu com o seu homólogo beninense,Mathieu Kérékou, questões ligadas às relações bilaterais einternacionais e visitou a cidade de Ouidah, onde habita uma grandecomunicado afro-brasileira.
Parcerias e negociações
Em fevereiro de 2006, o ministro das Relações Internacionais de Botswuana, Mompati Merafhe, anunciou que Botswana e Brasil assinaram acordos bilaterais, promovendo o comércio entre os dois países. As áreas com maiores benefícios serão o turismo, a educação, a saúde e os esportes. No campo agrícola, o Brasil tem investido na produção em botswana através da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com o objetivo de ter o mercado aberto às indústrias brasileiras que atuam na área agrícola, como a maquinária, agroquímica e de infraestrutura logística
Botswana também se beneficiará do desenvolvimento na área de anti-retrovirais para o vírus HIV/AIDS, pois o Brasil é um dos poucos países no mundo que produz este tipo de coquetel. Já o Brasil se beneficiará da exploração do abundante gás metano de Botswuana. Este recurso é de grande importância para gerar combustível e diminuir a dependência do petróleo.
Bibliografia : http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/africa/2006/1/6/Benin-Presidente-brasileiro-visita-Botswana,28bf7add-d72a-45e3-a71e-2441f173978f.html http://www.itamaraty.gov.br/temas/temas-politicos-e-relacoes-bilaterais/africa/botsuana/pdf