TRABALHO
Relatório
Título de Crédito
Título de crédito são emitidos com base em operações de crédito (empréstimos) e são utilizados pelas instituições que concedeu a empréstimo com lasto para captação de recursos financeiros de terceiros a serem emprestados ao mutuaria que realiza a operação passiva na qualidade de devedor.
A contabilização pode ser efetuada de 3 formas:
Pela instituição financeira que concedeu o empréstimo o valor da operação de empréstimo propriamente dita será debitado no ativo como empréstimo concedido e será creditado a conta de CAIXA ou BANCO. A diferença entre o valor liquidado futura do empréstimo valor de resgate e o dinheiro efetivamente liberado ao tomador do empréstimo são os juros a receber que serão debitados em receita a apropriar para apropriação mensal pelo regime de competência.
Os títulos obtidos como garantia a concessão do empréstimo devem ser contabilizado pelas instituições fornecedoras do empréstimo em contas de compensação como títulos disponíveis para venda até a data da sua efetiva colocação no mercado de capitais. Na data em que os títulos forem vendidos a terceiros como forma de captação de recursos financeiros o valor recebido devem ser debitados à conta CAIXA ou BANCO. O valor dos juros (deságio) será contabilizado a DÉBITO de DESPESAS a APROPRIAR para APROPRIAÇÃO mensal pelo regime de competência. Essa soma desses dois valores, que é igual ao valor nominal ou de resgate do título de crédito, será creditado em obrigação a pagar como captação de Recursos Financeiros a Resgatar.
Pela entidade tomadora do empréstimo o valor líquido recebido será debitado em CAIXA ou BANCO. O valor de resgate ou de liquidação do empréstimo será lançado a crédito do PASSIVO em Obrigações por Empréstimos obtido. A diferença entre o valor efetivamente recebido e o valor a pagar na data do vencimento do empréstimo será debitado em DESPESAS de Juros a apropriar, que serão apropriados mensalmente pelo regime de competência.