Trabalho
R: Conforme o sumário mineral de 2000, a produção mineral brasileira, incluindo o petróleo e gás natural, atingiu o patamar estimado em 1999 de U$ 4.8 bilhões, correspondendo a 0.9% do PIB. Este valor é bastante acrescido quando as matérias primas geradas na mineração passam pela indústria de transformação. Nesse caso, o valor estimado dos produtos minerais processados, alcançam o patamar de U$46 bilhões, ou 8.3% do PIB (sumário mineral de 2000-DNPM). A nível de informação, podemos destacas a produção das substâncias minerais utilizadas na indústria de construção no Brasil em 1999, que ultrapassou a cifra de U$ 1500 milhões.
Além dos valores gerados pela mineração à economia nacional, a grande particularidade desta atividade encontra-se na fixidez locacional dos jazimentos, eu obedecem aos condicionamentos geológicos da crosta terrestre, caracterizando a imprevisibilidade como fator predominante para as ocorrências minerais. Esta característica é muito importante no estimulo a interiorização do país. Os jazimentos não podem ser deslocados. Portanto, o empreendimento minério deverá sempre ser efetuado no local onde se encontra a jazida, fato este que favorece o crescimento urbano, principalmente nas pequenas e médias cidades.
Na Bahia podemos citar inúmeras cidades que de dependem e crescem basicamente dessa atividade produtiva, cidades tipo Jacobina, Rui Barbosa, Andorinhas, Ourolândia, Brumado, Medeiros Neto, Boquira, Brejinho das Ametistas, Santa Luz etc. que receberam os investimentos do setor mineral, passaram por modificações consideráveis no que diz respeito a infra-estrutura urbana, como a construção de hotéis, escolas, ruas, casas comerciais, aumento de residências, parques, jardins, obras de saneamento, etc. influenciando na maioria das vezes, positivamente na qualidade ambiental da cidade.
Algumas