Trabalho
De acordo com a fonte de átomos de carbono para a produção de suas moléculas orgânica, elas são classificadas em dois grandes grupos:
➜ Bactérias autotróficas: fabricam o seu próprio alimento por meio da fotossíntese ou da quimiossíntese.
Na fotossíntese, chamadas bactérias fotoautotróficas, a energia utilizada na produção do alimento vem da luz solar.
Exemplos: as proclorófitas e as cianobactérias, realizam fotossíntese semelhante à das plantas e algas.
Já as sulfobactérias realizam um tipo de fotossíntese em que o gás carbônico reage com o gás sulfídrico ao invés da água, produzindo enxofre elementar e não gás oxigênio.
Na quimiossíntese, chamadas bactérias quimiautotróficas, a fonte de energia para a produção de seu alimento não é a luz solar. Elas utilizam a energia liberada em reações de oxidação de compostos inorgânicos. Exemplos: As bactérias dos gêneros Nitrosomonas e Nitrobacter, que vivem no solo e são bastante conhecidas por sua participação no ciclo do nitrogênio, por exemplo, obtêm energia pela oxidação de amônia e de nitrito respectivamente.
➜ Bactérias heterotróficas: alimentam-se principalmente da matéria orgânica que conseguem decompondo organismos mortos.
Exemplos: as saprofágicas e as parasitas. As primeiras obtêm alimento a partir de cadáveres e restos de seres vivos, enquanto as parasitas encontram esse alimento em tecidos de seres vivos, muitas vezes causando-lhes doenças.
Metabolismo das bactérias
Aerobiose e anaerobiose
A capacidade de crescer na presença ou na ausência de oxigênio divide as bactérias em cinco grupos: ➜ Bactérias estritas
Bactérias aeróbicas estritas crescem apenas onde há disponibilidade de oxigênio, como por exemplo, as bactérias do gênero Pseudomonas.
➜ Microaerófilas
As bactérias microaerófilas sobrevivem em ambientes com alta concentração de dióxido de carbono e baixas concentrações de oxigênio, como por exemplo, as bactérias do gênero Campylobacter.
➜