Trabalho
Realizamos a observação no Ensino Fundamental 5º ANO A e na Educação Infantil PRÉ I, escola urbana de rede municipal localizada na cidade de Apucarana, PR.
Podemos constatar em quais péssimas condições e inúmeros problemas que o professor de Educação Física encontra ao ministrar suas aulas.
Observamos varias possibilidades que propiciariam oportunidades de os alunos se machucarem, falta de materiais adequados, alunos fazendo as atividades sem o uniforme adequado, pouca organização, professor sem controle dos alunos e falta de planejamento.
Ao analisarmos o questionário respondido pelo professor identificamos que o mesmo é de sexo masculino tem 37 anos, atua na Educação Infantil, Ensino Fundamental 1º, 2º, ciclo e Ensino Médio, formado na Instituição UNOPAR no ano de 2004, atua como professor de Educação Física a 9 anos, não possui outra graduação.
O professor é sem duvida quem mais influencia na qualidade da escola sendo o agente mais importante, e para tanto deve dominar e mediar os seus saberes possibilitando o acesso aos alunos de forma organizada, a partir de conteúdos corretamente planejados e para desenvolver bem é preciso uma formação inicial e continuada que o possa qualificar para o desenvolvimento de sua função.
Todavia a pratica pedagógica do professor de Educação Física ao qual pudemos acompanhar, não atendeu as exigências de uma educação de qualidade, e de compromisso social, pois o professor não consegue sistematizar uma unidade logica coerente entre planejamento, metodologias, avaliação e objetivos.
Em relação à experiência adquirida no percurso desta atividade que realizamos, fez com que aguçássemos mais a motivação para nossos estudos e o melhor aperfeiçoamento profissional para que possamos em um futuro próximo melhor atuar nesta área, e assim contribuir para o desenvolvimento do aluno como um todo, mostrando que a aula de Educação Física não é tão somente uma recreação, que também devemos introduzir a as aulas sua