Trabalho
Resumo
Matérias e Reagentes
Mistura contendo (7g) areia lavada (7g), limalha de ferro (4g), cloreto de sódio (7g) e K2Cr2O7 (15g).
Tripé
Tela de amianto
Bico de bunsen
3 béqueres de 100ml
1 béquer de 50 ml
1 funil
Garras
Suporte universal
Luvas
3 folhas de papel filtro
1 bastão de vidro (bagueta)
Imã
Gelo
Objetivo * Estudar separação de misturas. * Utilizar três métodos para separar 4 substancias (areia, ferro, cloreto de sódio e dicromato de potássio), que formam uma mistura heterogênea (polifasica). * Verificar as fases das substancias. * Verificar as possíveis mudanças de fases durante o processo. * Verificar as perdas dos componentes durante a separação.
Introdução
Salvo raras exceções, podemos dizer que as substancias encontrasdas na natureza ou mesmo aquelas produzidas pelo homem, sempre estão misturadas com outras, ainda que em pequenas proporções. Logo, a obtenção de substancias com maior grau de pureza requer a interferência demeios tecnológicos, seja a partir de processos de extração, seja por processos de síntese insustriais e laboratoriais. Dependendo do tipo de mistura, é possível escolher um método adequado para separação dos seus componentes individuais.
Parte experimental
Separar uma mistura contendo:
Areia lavada
Limalha de ferro
Cloreto de sódio (NaCl).
Dicromato de potássio (K2Cr2O7).
Pegue a mistura contendo os 4 componentes (5g de NaCl; 15g de K2Cr2O7; 10g de areia lavada; 10g de limalha de ferro) e coloque em um béquer de 100ml. Coloque aproximadamente 20ml de água.
Durante o aquecimento da mistura, aproveita para aquecer mais 10ml de água destilada em um béquer de 50ml.
Enquanto ocorre a dissolução de parte da mistura, prepare o equipamento para filtração. Dobre o papel filtro e coloque no funil. Borrife um pouco de água usando a piceta sobre o papel filtro para que o mesmo fique aderido ao funil.
Pegue o béquer contendo a mistura e, com o auxilio de uma luva ou de papel faça a