Resumo do livro: adolescência
A velocidade e a difusão dos meios de comunicação vêm abalando os valores tradicionais das sociedades contemporâneas.Estão sendo invadidas por valores estranhos a elas,diluindo-as,descaracterizando-as,ocorrendo transformações na cultura original.Basta observar o que se passa em nosso meio com relação aos valores relacionados á sexualidade,este conjunto de transformações contribui para aumentar os conflitos e a complexidade do processo da adolescência.
O adolescente está á procura de sua identidade adulta.Busca novos modelos de identificação,e as possibilidades de fazê-los numa sociedade urbana.
Os impulsos para uma vida sexual ativa estão presentes,independentemente da cultura.As possibilidades de experimentação,que favorecem a identidade sexual,são restritas pelas expectativas da cultura e decorrem do conflito edípico,fruto da interdição do incesto.
Anna Freud e cols.(1972) chamam a atenção para três aspectos característicos de nossa sociedade que contribuem para o aumento da tensão entre adolescentes: a) em primeiro lugar,salienta que,justamente num período em que todas as energias do adolescentes estão voltadas para a soluções dos problemas trazidos por seus conhecimento somático e sexual,dele se exige que produza academicamente,faça escolha de uma profissão e assuma responsabilidades sociais e financeiras; b) a óbvia preponderância dos problemas sexuais na adolescência obscurece o papel concomitante da agressão. c) O importante não é considerar como o adolescente se comporta em casa,na escola ou na sociedade,e sim que tipo de desenvolvimento é mais satisfatório para que ele atinja uma forma de vida adulta adequada. O mundo adulto,enfim,não deixa de ser um mundo idealizado em suas normas e regras sociais.Tem-se de viver com suas contradições, o que contribui para