Trabalho
O texto mostra os diferentes conceitos de cultura. Para alguns, cultura é algo que deve ser trabalhado e com isso ser conquistado, o processo que é mais importante do que o produto final. Para outros, captar.
Resenha do texto “Cultura como tradição”.
O texto é uma reprodução de uma palestra de Alfredo Bosi. Ele mostra os diferentes conceitos de cultura. Para alguns, o que importa é o fato de possuir objetos que remetem à cultura, como livros, esculturas, pinturas, entre outros. Para outros, é algo que deve ser trabalhado e com isso ser conquistado, o processo é mais importante do que o produto final.
O primeiro conceito de está associado a ter. Não importa, por exemplo, o conteúdo dos livros, o fato de tê-lo já seria uma garantia de ser culto. Para conseguir a cultura a pessoa tem que ser necessariamente de uma classe social alta, pois sem dinheiro não conquistaria objetos. As pessoas de baixa renda jamais teriam cultura de acordo com este conceito porque não poderiam pagar para ter acesso a esses objetos. A cultura neste caso é como se fosse um bem, uma mercadoria.
O autor cita uma frase que ouviu em uma situação de sua vida “O senhor tem cultura, mas é muito democrático.” Essa frase se encaixaria no neste conceito, pois o fato de ter cultura deveria ser para pessoas mais nobres e pessoas mais nobres não são democráticas.
Já o último conceito citado é chamado de cultura ergótica que quer dizer ação e trabalho. Ou seja, a cultura neste caso é um processo que pode ser adquirido por qualquer um, não importa a classe social. Isto porque o que importa é o conteúdo dos livros, por exemplo. A pessoa não precisa necessariamente possuir o livro, mas o fato de ler, estudar e adquirir os conhecimentos que nele está inserido faz dela uma pessoa culta.
Outra observação feita a respeito deste tema é sobre a cultura popular. Neste caso o que precisa ser preservado para que a este tipo de cultura não morra é o povo, pois ele é quem