1 CFSB 1 2009

6045 palavras 25 páginas
COMANDO DA AERONÁUTICA
DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONÁUTICA
ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA
EXAME DE ESCOLARIDADE DO EXAME DE ADMISSÃO AO
CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS – CFS B1/2009
GRUPOS I E II DE ESPECIALIDADES

Gabarito Oficial

CÓDIGO DA
PROVA

06

AS QUESTÕES DE 01 A 25 REFEREM-SE
À LÍNGUA PORTUGUESA

5

10

15

20

25

30

35

40

45

Conhecimento e Religião
Artur Diniz Neto
Os cientistas não são indivíduos diferentes de nós, que vêem tudo o que não vemos; realmente, eles enxergam um pouquinho do que não conseguimos enxergar, embora ignorem a imensidão do desconhecido, na qual estamos mergulhados. É por isto que já se afirmou com razão que “a ciência é uma vela na escuridão”. De fato ela ilumina pouco ao redor de nós, deixando tudo o mais na escuridão da ignorância e da necessidade.
Num congresso realizado em Nova Iorque, em
1956, os cientistas assinaram uma declaração dizendo que o “vazio absoluto” não deixa de ser uma parte integrante de nosso universo, este universo em que se acham estrelas, homens e átomos. Por outras palavras, queriam eles dizer que a matéria de nosso universo estende tentáculos invisíveis, prolongamentos por toda a parte do vazio. Isto significa dizer que o vazio não é vazio e que os corpos não são separados, distintos, distantes, mas contíguos. Muitos anos antes disso, um sábio chamado Loren Eiseley já admitia uma infinda ponte de infinitas formas de seres. E formulou a idéia de rara profundidade e grande inspiração: “é impossível colher uma flor sem ofender uma estrela”.
Se os homens entendessem bem este conceito, suas ações, reações e interações seriam muito diversas.
A idéia de contigüidade de tudo não é nova. Já havia sido externada por Charles Hoy Fort, por volta de 1910, mas, naquela época, os cientistas eram impertinentes e intolerantes: descartavam, sem mais exame, qualquer idéia conflitante com os conceitos oficialmente aceitos.
Há pouco, os jornais noticiaram que a Física chegou a uma descoberta que revoluciona

Relacionados

  • obrigadp
    1037 palavras | 5 páginas
  • cfffffss
    24148 palavras | 97 páginas
  • Direito
    21550 palavras | 87 páginas
  • Teste
    23723 palavras | 95 páginas