trabalho
24
1
Nós temos a oportunidade de mudar o mundo com elegância.
A elegância nunca saiu de moda. Prova disso é que os livros sobre como se vestir ou se comportar estão sempre no topo da lista dos mais vendidos. Essas obras existem porque, ao contrário da elegância, muitas coisas entram e saem da moda de acordo com as mudanças de época. O século XXI, porém, chegou com uma tendência que veio para ficar, a de que é chique, muito chique cuidar do planeta. Aliás, é mais do que chique, é o que realmente faz diferença na elegância com que cada um se apresenta na sociedade. Assim como cuidamos da beleza, do corpo e da nossa casa, somos responsáveis também pelo cuidado com o planeta e seus habitantes.
Graças aos alertas feitos pelos cientistas e divulgados pela mídia, as pessoas se deram conta de que chegou o momento de mudar de atitude. Consumimos 25% a mais em recursos naturais do que a Terra consegue repor. A conseqüência é a ameaça de falta de água limpa, terras férteis, ar respirável e espaço para acomodar todo o lixo que produzimos diariamente.
O Instituto Akatu deseja a você um maravilhoso Mundo Novo.
O efeito desse desequilíbrio vai afetar, mais cedo ou mais tarde, todos nós.
Mesmo sem perceber, acabamos prejudicando nossa saúde, piorando a qualidade de nossas vidas e pagando mais para obter os mesmos serviços, já que a água deve ser buscada em fontes mais distantes, o ar provoca doenças e os alimentos ficam mais caros.
Realização: Instituto Akatu pelo consumo consciente
Diretor-presidente: Helio Mattar
Gerente Operacional: Heloisa Mello
Gerente de Comunicação: Andréa Wolffenbuttel
Redatores: Rita Nardi, Reinaldo Canto Pereira e Conrado Loiola
2
23
Dar valor ao que tem valor.
Valorize mais o “ter” do que o “ser”. Um comportamento consumista prejudica as finanças no presente - com os gastos mais altos – e compromete a sustentabilidade da vida humana no futuro. Hoje, mesmo com metade da