trabalho
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CAMPUS LAGOA VERMELHA
Fabiana Garbin, Gisele Teles da Silva
CISÃO, FUSÃO E INCORPORAÇÃO
LAGOA VERMELHA
2014
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO 3
2. CISÃO 4
3. FUSÃO 5
4. INCORPORAÇÃO 6
5. EMPRESA GARBIN 7
6. EMPRESA SILVA 8
6.1 CISÃO 9
6.2 CISÃO TOTAL 10
7 EMPRESA MIRANDA 11
7.1 CISÃO PARCIAL 12
7.2BRUNETTO 13
8. FUSÃO 13
9. INCORPORAÇÃO 18
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, nesses tempos de economia globalizada há uma forte tendência mundial no sentido da concentração das atividades produtivas em torno de um número cada vez mais reduzido de grupos econômicos.
Esta tendência explica-se, pela grande concorrência cada vez mais acirrada existente entre as empresas e pelo fato desta concorrência impor uma otimização na produção e no funcionamento destes entes econômicos a fim de se enxugar os custos de produção e, por conseguinte, possibilitar colocar no mercado produtos mais competitivos.
Com a expansão da globalização e a necessidade de aumentar a competitividade nos mercados em que atuam, as empresas tem tomado medidas como a incorporação de concorrentes menores; a fusão de duas sociedades; ou até, em alguns ramos de atividade, dividir o capital da empresa objetivando a concentração na pluralidade, redução de encargos tributários, maior organização para o desempenho de suas atividades, entre outros motivos. Percebe-se que em razão do grande desenvolvimento do mercado de empresas, tem se tornado muito freqüente as cisões, fusões e incorporações, como um meio para adquirir competitividade e controles de mercado.
2. CISÃO
De acordo com Martins et al (2013, p. 480) cisão é definida como: “a operação pela qual a companhia transfere parcelas de seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim, ou já existentes, extinguindo-se a