O Inimigo enfrentado pela 3 Divisão de Infantaria do Exército Americano no flanco sul do Iraque, na primeira guerra do golfo.
As Forças enfrentadas pela 3ª Div Inf Mec foram as seguintes:
1) Grupos Paramilitares (Fedayins (mártires) e Milicianos do Partido Baath): atuaram em todo o Itn da 3ª Div Inf Mec, Pcp em Samawah, Nasyriah, Najaf, Karbala e Bagdá. Operavam com roupas civis, nível Pel e Esq, armados com Mtr .50 e Pç de AAAe montadas em Vtr civis, com RPGs, fuzis AK-47 e Mrt. Utilizavam táticas de C Atq e emboscadas na tentativa de infligir baixas e cortar as Com.
2) Gd Republicana: estava sob o comando dos filhos de Sadam, que não tinham expressivos conhecimentos militares e não contavam com C² eficientes para coordenar suas ações: a) A Div Bld Medina (composta pelas 2ª e 10ª Bda Bld, e 14ª Bda Mec): foi a maior resistência enfrentada pela 3ª Div Inf Mec, sendo combatida em Karbala, perdendo cerca de 85% de seu efetivo. Seus remanescentes retraíram para Bagdá; b) A 23ª Bda Mec da Div Inf Nabucodonosor e a 15ª Bda Mec da Div Mec Hamurabi reforçaram a Div Medina em Karbala, sofrendo pesadas baixas; c) Elm da Div Bld Al Nedaa defendiam o flanco W de Karbala. Sofreram pesadas baixas e seus remanescentes retraíram para Bagdá. d) Gd Republicana Especial- composta por quatro Bda, possuía entre 15.000 a 20.000 homens. Era responsável pela proteção de Bagdá e, principalmente, de Sadam. Todos os membros eram voluntários, bem treinados e equipados. Devido aos Atq Ae, sua capacidade de C² foi muito reduzida, sua resistência descontínua, não ocorrendo unidade de Cmdo.
3) Exército Regular (composto basicamente por recrutas): a) a 11ª Div Inf do 3º C Ex foi combatida e praticamente destruída em Nasiryah e no seu aeródromo Tallil. A maioria de seus combatentes desertou. b) a 16 ª Div Inf do 5º C Ex defendia o flanco W de Karbala. Sofreu pesadas baixas, tendo seus remanescentes retraído