TRABALHO
Introdução 4
Objectivos 5
Objectivos gerais 5
Objectivos específicos 5
Hipóteses 6
Justificativa 6
Fundamentação teórica 8
Descrição do fenómeno 9
Diferença existente entre comércio formal e informal 9
Comércio 9
Mercado 10
Saúde 10
Comércio formal 11
Comércio Informal 11
Metodologia 13
Tipos de pesquisa: 13
Quanto aos objectivos. 13
Quanto aos procedimentos técnicos. 13
Quanto a abordagem 13
População e amostra 14
Cronograma 15
Orçamento 16
Bibliografia 17
1. Introdução A preocupação com a segurança alimentar vem crescendo nos últimos anos, gerando uma série de discussões entre organizações governamentais, instituições de ensino, sobre programas que assegurem à população ao acesso a produtos que não sejam prejudiciais à saúde.
O comércio de alimentos de rua caracteriza-se como actividade informal que satisfaz as necessidades da população que procura alimentos de rápida preparação, de baixo custo e próximo do seu local de trabalho.
Embora represente uma actividade que garante o sustento de muitas famílias, também pode oferecer riscos à saúde dos consumidores, uma vez que os alimentos podem ser facilmente contaminados, devido à falta de conhecimento em matéria de saúde pública.
Assim, a venda de alimentos de rua é muito controversa, pois representa uma ameaça à saúde do consumidor, principalmente devido a técnicas de higiene inadequadas e manipulação dos alimentos.
Neste estudo pretende-se analisar a problemática de comércio informal de alimentos na cidade de Nampula, caso de caminhos-de-ferro.
2. O presente projecto de pesquisa tem como tema: a problemática da venda de alimentos confeccionados nas vias públicas da cidade de Nampula, caso estacão dos caminhos-de-ferro da cidade de Nampula.
KERLINGER (1974) apaud: SCHRADER, (1974:18) considera “que o problema se constitui em uma pergunta científica quando explicita a relação de dois ou mais fenómenos (fatos, variáveis) entre si, adequando-se a