trabalho
Chegando lá, desfrutamos do saber de quem mora e cuida daquele lugar. Ficamos encantados com a sua biodiversidade, infelizmente nós não vimos nenhum animal pessoalmente, mas pudemos observar diversos animais através das fotos tiradas dentro do instituto.
O nome do instituto foi dado pela quantidade abundante da ave no local. O Uiraçu, também conhecido como harpia, é a ave de rapina mais pesada do mundo , além de ser uma das maiores também. Ela possui uma envergadura de 2,5 metros.
No instituto, existe a trilha da gendiba, este nome foi dado à trilha em homenagem a uma árvore que existe na mata, que é conhecida como mãe da floresta, isto por que quando batemos em sue tronco, ela emite um som muito alto que pode ser ouvido de muito longe. Durante a trilha vimos vários tipos de arvore, e pude observar varias marcações com fitas, utilizadas para indicar a rota certa. Vimos a nascente de um rio, onde encontramos baratas d’aguane alguns girinos. Durante toda a trilha tivemos uma aula sobre a mata atlântica, de sua importância para nosso ecossistema e clima e conhecer suas variedade de animais como o tatu, o tamanduá bandeira, a jiboia, capivara, a jaguatirica, a temida onça e o uiraçu.
Entrevistei uma moradora daquele local, e ela disse que já matou varias cobras, e já viu diversos animais, próximos a sua residência, e inclusive a temida onça.
Itabuna,09 de Dezembro de 2014