trabalho
OLIVEIRA, 1995).
Descrevendo maiores detalhes desta hierarquia, têm-se: O planejamento estratégico relacionado com os objetivos de longo prazo e com as maneiras de alcançá-los; trata de questões que afetam a empresa como um todo; é de responsabilidade do staff5 da organização; é um processo político que envolve conflitos e poder; sua introdução enfrenta resistências, porque implica em uma mudança das regras no status; requer comprometimento de toda a organização; enfim, é um processo de adaptação da organização ao ambiente.
O Planejamento Tático tem relação com os objetivos de médio e curto prazo; tem por objetivo aperfeiçoar determinada área de resultado e não a empresa como um todo; trabalha com as decomposições dos objetivos e estratégias estabelecidas no planejamento estratégico; é de responsabilidade da administração de nível médio.
Os planos operacionais formalizam a ação. É a formalização da metodologia de desenvolvimento e implementação de resultados específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa.
Pereira (2002), alerta que o planejamento estratégico não se trata de um jogo de adivinhações sobre o futuro e, sim, uma linha traçada para o alcance de um objetivo. Porém, em momento algum, devese construir esta linha de forma rígida. O plano deverá possuir caráter contingencial, no sentido de apresentar saídas estratégicas para situações adversas às desejadas ou de maior