trabalho
Engenharia de requisitos
Ismael Trigo
Engenharia de Requisitos
Engenharia de Requisitos (ER)
A Engenharia de Requisitos (ER) pode ser vista como uma sub-área da Engenharia de
Software, cujo principal objetivo é a obtenção de uma especificação correta e completa dos requisitos de um sistema de software.
Engenharia de Requisitos
A Engenharia de Requisitos tem se tornado cada vez mais necessária para resolver os problemas encontrados nas organizações com relação à definição de sistemas. De acordo com estudos realizados pelas empresas GTE, TRW e IBM (na década de 1970), foi mostrado que:
• O custo relativo de um erro localizado durante a análise de requisitos seria 0.1,
• Um erro localizado na fase de implementação seria 1 (10 vezes mais),
• Na fase de testes seu custo relativo subiria para 2 (20 vezes mais),
• Terminando com um custo relativo de 20 (200 vezes mais) na fase final de manutenção. Apesar de este estudo ser antigo, os dados atuais ainda o confirmam.
Engenharia de Requisitos
Engenharia de Requisitos
O que são os requisitos?
Engenharia de Requisitos
De acordo com Pressman (2010) Na perspectiva do processo de software, a Engenharia de Requisitos é uma ação de engenharia de software que começa durante a atividade de Especificação e continua durante a atividade de modelagem.
Para que o processo de desenvolvimento de software seja bem sucedido é fundamental que haja uma compreensão completa dos requisitos de software.
O desenvolvedor age como indagador, consultor e solucionador de problemas e o cliente tenta traduzir os conceitos relativos ao desempenho do software que ele tem concebido apenas em sua mente, tarefa que é, às vezes, bastante complicada e nebulosa, em detalhes concretos.
Engenharia de Requisitos
Objetivos e Classificação dos Requisitos
Os requisitos têm por objetivo:
•Estabelecer e manter concordância com os clientes e outros envolvidos sobre o que o sistema