trabalho
2. Uma das questões que dominam os debates relativos ao desenvolvimento humano, por exemplo, focaliza a natureza do organismo humano e o papel que cada indivíduo desempenha em seu próprio desenvolvimento. Neste debate predominam dois ponto de vista: um defende que o organismo é ativo, ao passo que outro vê os seres humanos como passivos. Outra questão controversa é a perspectiva de continuidade e descontinuidade do desenvolvimento.
3. As cinco perspectivas são: 1- Psicanalista: segunda a qual o desenvolvimento humano é moldado por forças inconscientes que motivam o comportamento humano. 2- Aprendizagem: Sustenta que o desenvolvimento resulta da aprendizagem, uma mudança duradoura no comportamento baseada na experiência ou adaptação ao ambiente. 3- Cognitiva: Concentra-se nos processos de pensamento e no comportamento que reflete esses processos. 4- Evolucionista/Sociobiológica: Está voltada para as bases evolucionistas e biológicas do comportamento social. 5- Contextual: O desenvolvimento deve ser entendido em seu contexto social.
4. É o estudo de várias etapas da vida, do surgimento e desenvolvimento dos processos biológicos e psicológicos nas relações de interação entre pessoa e meio. Os principais passos na evolução de seu esboço é o estudo de mudanças físicas, cognitivas, e psicossociais que ocorre com o ser humano a partir do momento da concepção.
5. Estudar o ciclo vital significa admitir que o desenvolvimento humano ocorra durante a vida inteira e cada período é influenciado pelo que aconteceu antes e irá afetar o que virá depois. Sugere também que cada fase tem sua importância, características e valores especiais.
6. Os quatros objetivos do estudo científico do desenvolvimento humano são: descrição, explicação, previsão e modificação do comportamento.
7. Cientistas do desenvolvimento humano