Trabalho
Disciplina: Língua Portuguesa e Redação técnico-cientifica. Professora: Tânia Mara
Tema: O desenvolvimento da Engenharia Elétrica no Brasil
Este artigo tem como objetivo de apresentar o contexto histórico da engenharia elétrica no Brasil, começando desde os primórdios da engenharia até as perspectivas do futuro de um engenheiro.
Com o intuito de aproveitar ao máximo o que o mundo nos oferece, a Engenharia é uma ciência bastante abrangente que engloba varias especializações. Sempre esteve presente de forma não oficial, sendo criada como uma ferramenta para a sobrevivência da humanidade; vem antes da antiguidade com as primeiras invenções, dos objetos mais simples até as construções mais complicadas e que são admiradas atualmente. No Brasil, a engenharia ingressa a partir de atividades não oficiais, tendo como exercício a construção de edifícios, tanto civis quanto religiosos.
A engenharia elétrica tem as suas origens com os experimentos de Alexandre Volta, Michael Faraday, Georg Ohm; entre outros tantos cientistas que acabaram dando uma certa introdução a eletricidade; sendo mais tarde oficializada por James Maxwell e Heinrich Hertz. No Brasil, a Academia Real Militar foi a introdução da engenharia no Brasil.
A cada década que passa, um grande salto é dado pela humanidade no ramo das Engenharias, e referindo-se à Engenharia Elétrica, tal salto é grandioso. Acompanhamos, assim, vários projetos envolvendo a Engenharia Elétrica, dentre eles, para sermos mais específicos, no Brasil, com a primeira usina do Brasil e da América do Sul, a Usina de Marmelos, e um dos maiores projetos do mundo, a Usina de Itaipu, inaugurada em 5 de maio de 1984. Tal exemplo pode ser considerado o símbolo da Engenharia Elétrica, já que a Itaipu é a maior produtora de energia do mundo. A sociedade depende da atuação das engenharias modernas existentes e que atuam hoje no Brasil, sendo que cada uma