TRABALHO
Toda a matéria que conhecemos é formada por moléculas. Esta, por sua vez, é formada de átomos, que são compostos por três tipos de partículas elementares: prótons, nêutrons eelétrons.
A propriedade de cada uma das partículas é chamada carga elétrica. Os prótons são partículas com cargas positivas, os elétrons tem carga negativa e os nêutrons tem carga neutra.
A unidade de medidaadotada internacionalmente para a medida de cargas elétricas é o coulomb (C).
A Lei de Coulomb nos diz que o módulo da força elétrica entre duas cargas puntiformes é diretamente proporcional aoproduto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distancia entre elas.
Em termos matemáticos, dizemos que, quando duas cargas q1 e q2estão separadas por uma distância r, o módulo F da força que qualquer uma das cargas exerce sobre a outra pode ser expresso pela relação:
F=kq1 q2r2(1)
Onde k, é uma constante de proporcionalidade cujo valor numérico depende do sistema de unidades usado, que vale 8.987551787X109N.m2C2≅8.988X109N.m2/C2. Usando unidades do SI, geralmente escrevemos a constante k da Equação (1), como 14πϵ0 em que ϵ0 (épsilon zero) é outra constante. Reescrevendo a Lei Coulomb, temos:14πϵ0q1q2r2 (2)
As constantes da equação (2) são dadas aproximadamente porϵ0=8,854 X 10-12C2N.m2 e 14πϵ0=k=8,988X109N.m2/C2.
PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO
Considera-se um corpo eletrizado quando este tiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro. Oprocesso de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que este passe a estar eletrizado denomina-se eletrização.
Alguns dos processos de eletrização mais comuns