trabalho
LARISSA BOA
FRANCIELL
ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE TELEFONIA MÓVEL
Trabalho apresentado ao curso de Administração, da faculdade
Avantis, como requisito avaliativo da disciplina de Estatística. Professor: Wanderley Pivatto
Outubro,
2014
RESUMO
É de conhecimento geral que os serviços prestados por operadoras de telefonia móvel deixam a desejar em diversos aspectos. Por isso, nota-se um desconhecimento, por parte destas operadoras, do sentimento generalizado dos clientes consumidores deste tipo de serviço. Embasado na metodologia de Hayes (2001) e com a regulação da ISO 9001:2000, aplicou-se um questionário a fim de sanar dúvidas quanto ao grau de satisfação do usuário. Sendo assim, este artigo tem por objetivo apresentar resultados envolvendo a satisfação dos clientes e coletou um universo amostral de 56 pessoas, que representam uma média dos consumidores de telefonia móvel.
Palavras-chave: telefonia móvel; ISO 9001:2000; Hayes; Pesquisa de Satisfação
INTRODUÇÃO
Tendo em vista a grande adesão da utilização dos serviços de telefonia móvel no mundo, surge a necessidade de realizar a medição do grau de qualidade destes serviços e como os usuários o veem. Sendo assim, o assunto eleito para ser foco da pesquisa realizada neste artigo foi a satisfação do usuário de telefonia móvel, como forma de realizar uma audição do que realmente é pensado pelo usuário e quais suas principais reclamações.
A ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) realiza pesquisas periódicas como esta, aplicada na execução deste artigo. O intuito possui o mesmo viés de captação de informação: procurar saber qual o grau de satisfação do usuário, quais áreas são deficientes e o que pode ser melhorado.
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista que a melhoria de um