trabalho
INTRODUÇÃO
Sistemas operacionais
Qualquer computador de mesa ou laptop que você compra normalmente já vem com o Windows instalado. Já os computadores Macintosh rodam o sistema operacional OS X. Muitos servidores corporativos utilizam os sistemas operacionais Linux ou Unix. O sistema operacional (SO) é a primeira coisa que o computador carrega. Sem um sistema desse tipo, o computador se torna inútil.
Hoje os sistemas operacionais são usados em computadores que variam de tamanho a partir de gigantes "mainframes" até pequenos computadores pessoais. Geralmente os sistemas operacionais fornecem a imagem de um computador para o usuário bem mais do que o próprio hardware o faz. No campo da computação pessoal, por exemplo, o sistema operacional Windows 95 tem se tornado um padrão e um altíssimo número de fabricantes construiu seu hardware para suportar Windows. O usuário vê o hardware composto pelo teclado e pelo vídeo, mas a visão funcional é fornecida pelo sistema operacional.
Para os usuários de computadores de mesa, significa que pode adicionar diversos recursos: uma nova atualização de segurança, patch do sistema, novo aplicativo ou até mesmo um novo sistema operacional sem ter de comprar um novo computador. Quando você entende o funcionamento de um sistema operacional e sabe como configurá-lo, você pode fazer muitas mudanças no comportamento dele. Isto funciona tanto para o telefone celular quanto para o computador. O objetivo de um sistema operacional é organizar e controlar o hardware e o software para que o dispositivo funcione de maneira flexível e previsível.
Software
É um agrupamento de comandos escritos em uma linguagem de programação. Estes comandos, ou instruções, criam as ações dentro do programa, e permitem seu funcionamento. Cada ação é determinada por uma sequencia, e cada sequencia se agrupa para formar o programa em si. Estes comandos se unem, criando um programa complexo.
Um software, ou programa, consiste em informações que