Trabalho
A Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados - e os fluxos de informações correlatas - através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.
Logística Internacional é o ramo da Logística cujo objetivo principal é melhorar a importância dos "sistemas logísticos externos" que ligam o fabricante aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operadores.
A logística é parte integrante, senão a principal variável de eficiência para o comércio exterior. Tempo, prazo de entrega, assistência técnica e pronta-entrega são itens importantes da variável. Devemos entender a logística, não somente como transporte, mas, sim, desde a comunicação até a entrega do produto ao cliente.
O foco da logística internacional é trabalhar as melhores formas possíveis para que a importação/exportação ocorra, tanto na questão de prazos, qualidade, quanto no quesito custos. Por isso, analisar e avaliar qual é o melhor transporte para a logística internacional é um dos pontos mais importantes.
Tipos de transportes
Transporte ferroviário:
O modal ferroviário é um transporte de carga de baixo valor agregado, pelo qual é transportado um fluxo concentrado, para grandes distâncias. O transporte ferroviário tem uma característica única, que o diferencia de todos os demais modais, que é a sua limitação de tráfego aos trilhos estabelecidos, não havendo flexibilidade, atendo-se a trajetos fixos. Dessa forma, esse tipo de transporte só pode ser realizado entre países vizinhos, onde haja uma estrutura ferroviária. Cada vagão pode transportar entre 25 e 100 toneladas de carga. Além desta grande capacidade individual dos vagões, pode-se montar composições com dezenas ou centenas de vagões, criando-se trens de grande capacidade,