trabalho
O editorial traz discurso de Abraham Lincoln onde ele levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos. Nos trazendo a duvida, falamos demais e dizemos pouco.
Em outro ponto traz que apesar de ter sido televisionado o julgamento do mensalão o população leiga acabou por não entender o próprio julgamento por causa do uso indevido da linguagem.
Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão, chegam ao apogeu. Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns dos advogados da defesa, alteraram a sensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro e bizantino.
Entendo que seria o conhecimento da retórica da língua portuguesa, onde abandonaríamos os excessos da linguagem, trazendo o conhecimento técnico de forma sucinta e objetiva, com isso economizaríamos tempo para outros julgamentos. O editorial traz isso em analogia a morosidade da justiça brasileira.
2/3Entendo que seria o conhecimento da retórica da língua portuguesa, onde abandonaríamos os excessos da linguagem, trazendo o conhecimento técnico de forma sucinta e objetiva, com isso economizaríamos tempo para outros julgamentos. O editorial traz isso em analogia a morosidade da justiça brasileira.