Toytismo
O triunfo do sistema Toyota de produção
A segunda metade doséculo XX marcou uma grande revolução na indústria mundial. Enquanto o Japão agonizava no pós-guerra, a fabricante de automóveis Toyota criava um dos sistemas de produção mais inovadores de todos ostempos. O sistema Toyota de produção apresentou-se como uma alternativa mais eficiente ao modelo fordista de produção, que explorava as vantagens de produção em série. O modelo toyotista consiste numaprodução e cadeia de suprimentos enxuta, flexível e altamente terceirizada, que prevê a eliminação quase total dos estoques e a busca constante pela agilização do processo produtivo. Ao longo dosanos esse modelo vem sendo adotado por várias empresas no mundo, das quais de destacam a Boeing e a Microsoft, sendo reconhecido como um padrão de excelência único no mundo. ..... A logística é apalavra-chave que traduz a eficiência do sistema Toyota de produção. Aprimorado a partir da necessidade do período de pós-guerra, quando a empresa não tinha espaço nem recursos para armazenar estoques, aempresa optou por uma estreita ligação com os fornecedores. Sem armazenar peças e componentes, a companhia precisava receber o item certo na hora certa, para que todo o processo produtivo não fossecomprometido. Por ano, a Toyota economiza mais de US$ 100 milhões em custos financeiros decorrentes de sua inteligência logística.
Fonte: Sobral & Peci (2013). Administração: teoria e prática nocontexto brasileiro
O sistema logístico e produtivo evidenciado no texto acima é:
A Seis Sigma B TQM - Total Quality Management C MRP – Material Resouce Planning D Just in Time E CEP -Controle Estatístico de Processos
Sendo O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras é um imposto federal, ou seja, apenas a União tem competência para instituí-lo, segundo o Artigo 153, V, da Constituição Federal.
O IOF é cobrado em dosseguintes casos:
* nas operações relativas a títulos imobiliários quando da