Toytismo
É um sistema de produção desenvolvido pela Toyota entre 1948 e 1975, que aumenta a produtividade e eficiência, evitando o desperdício, como a de tempo de espera, superprodução, gargalos e de transporte e inventário desnecessário etc.
2. Qual a origens do STP?
A Toyota entrou na indústria automobilística construindo caminhões para as forças armadas, porém tinha o propósito de construir carros de passeio, mas o mercado não era fácil porque a produtividade da indústria americana era muito maior, o que fez os japoneses olharem para seu sistema e notarem as perdas que tinham durante o processo. Para enxugar essa concorrência entre as duas, se criou uma estruturação de um processo sistemático de identificação e eliminação de perdas.
3. Quais alguns dos princípios fundamentais do STP?
Melhoria contínua, redução do tempo de preparação de máquinas e equipamentos, capacitação e participação de todos os colaboradores no processo, manutenção preventiva, forte elo entre fornecedor e cliente.
4. Qual a importância do sistema de manutenção preventiva?
Qualquer tipo de equipamento necessita de manutenção, seja ela, preventiva, preditiva ou corretiva, para garantir a segurança dos trabalhadores, dos produtos, dos processos, a manutenção preventiva é ideal, porque será feita antes que o equipamento danifique, evitando perdas.
5. Qual o elemento básico do STP?
O Sistema Toyota tem como elemento básico evitar perdas comuns ocorridas durante o processo de produção.
6. Segundo o STP qual a definição para Perda?
O conceito de perda é dito pelo STP como qualquer atividade que gere custo ou reduza o ganho sem agregação de valor
.
7. Quantos e quais os tipos de perdas no STP?
Temos 7, que são elas: Perda por superprodução (quantidade e antecipada);Perda por espera; Perda por transporte; Perda no próprio processamento; Perda por estoque; Perda por movimentação; Perda por fabricação de produtos defeituosos.
8. O que é o just-in-time?