toytismo
O desafio das empresas atualmente é copiar esse modelo de gestão de produção na tentativa de alcançar os mesmo resultados, transformando as operações de produção em uma vantagem competitiva com o objetivo de sobreviver à disputa global.
No sistema Toyota de Produção é produzido somente o necessário, permitindo uma maior variedade de produtos e reduzindo os estoques. A Mão de obra é multifuncional e a preocupação com a qualidade do produto é extrema, essa flexibilização tem como objetivo a produção de um bem exatamente no momento em que ele fosse demandado, em pequenos lotes.
O principal ponto a ser alcançado com este tema é entender porque o Toyotismo passou a ser a ideologia universal da produção sistêmica do capital e como os princípios organizacionais deste modelo passaram a sustentar as práticas empresariais como modelo de administração.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 A REVOLUÇÃO
A Revolução Industrial foi um processo rápido, de crescimento acelerado e exponencial. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, maior produção e menores custos, buscam alternativas para melhorar a produtividade de mercadorias. O crescimento populacional, trouxe maior demanda de produtos.
No final do século XVII, a indústria e a agricultura foram mecanizadas, pois foram criados o tear hidráulico e mecânico e o descaroçador de algodão. Mais tarde, foram estabelecidos projetos com sucesso para avanço nas áreas fabris, agricultura, transportes e comunicações; Onde foram introduzidas estradas de ferro, navegação a vapor, além do telégrafo e consequentemente, o telefone. Com o desenvolvimento das