trabalho
PROJETO DE LEITURA E ESCRITA:
“A leitura faz a diferença”
AÇAILÂNDIA
2013
PROJETO DE LEITURA E ESCRITA:
“LENDO E ESCREVENDO NA ESCOLA”
AÇAILÂNDIA
2013
IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA: ESCOLA MUN. DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ ALBERTO LAZZARIN
ENDEREÇO: QUADRA-28,29 LT-36 a 45
TELEFONE: (99) 3538-5491
E-MAIL: emaulidiaextensão@gmail.com
TEMA: LEITURA E ESCRITA
TÍTULO: LENDO E ESCREVENDO NA ESCOLA
TEMPO PREVISTO: TRÊS MESES
EQUIPE GESTORA:
.RAIMUNDO FRANCISCO BRITO SOBRINHO
.GUIOMAR BORGES
PROFESSORES RESPONSÁVES:
ANA CLEIDE
FAELMA
FRANCISCA SANTOS.
COLABORADORA:
KEYROLLANNE GUIMARÃES
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”. (Bill Gates)
JUSTIFICATIVA: Vivemos numa cultura predominantemente escrita, num mundo permeado por diferentes objetos escritos, impressos ou virtuais, que exercem sobre nós uma constante interação através da ação leitora.
A todo instante nos deparamos com a linguagem escrita: em jornais, revistas, panfletos, cartazes, outdoors, placas de trânsito, e-mails, blogs, sites, MSN e outros; um mundo escrito que se põe diante de nossos olhos, nos caracterizando como verdadeiros leitores ambulantes e, agora, navegantes.
A escola é um ambiente privilegiado por garantir muito contato com os livros. Entretanto, habilitar-se como leitor depende não apenas das oportunidades de acesso que se venha a ter aos livros em sua diversidade e riqueza de quantidade, nem da exercitação e riqueza de quantidade, nem da exercitação de uma capacidade supostamente especial da interpretação de textos. Isso vai além. Passar a gostar ou a detestar a leitura, tem a ver com a qualidade das interações com aquele que intermédia os encontros com os textos e, também, com as situações em que as