Trabalho
Outra forma de gerar calor envolve o metabolismo de gordura.
O suor arrefece o corpo por evaporação.
2- Papel da bomba de sódio e potássio:
Manter o potencial elétrico da célula, esta precisa de uma baixa concentração de íons de sódio e de uma elevada concentração de íons de potássio, dentro da célula.
Fora das células existe uma alta concentração de Sódio e uma baixa concentração de Potássio, pelo que, existe difusão destes componentes através de canais iônicos existentes na membrana celular. Para manter as concentrações ideais dos dois íons, a bomba de Sódio bombeia Sódio para fora da célula e Potássio para dentro dela. Existe uma diferença de potencial elétrico entre o lado de fora e o lado de dentro da membrana neuronal.
3- Sabe-se que o interior da célula tem carga negativa e o exterior, positiva, pelo fato de que a célula em repouso apresenta grande permeabilidade a íons K+, e praticamente nenhuma permeabilidade a íons Na+ (para cada 2 K+ que entram na célula, 3 Na+ saem). Com o neurônio não é diferente. Porém, na presença de um estímulo qualquer, há uma espécie de desconfiguração dessa situação (geração do impulso nervoso): em uma determinada região da membrana plasmática, Na+ começa a entrar na célula, deixando o interior celular com carga positiva, e para tentar reequilibrar, a célula manda K+ para o exterior, que ainda assim, assume uma carga negativa. Esta é a despolarização da membrana.
4- Repolarização: Momento em que a célula está voltando a sua polaridade normal (potencial de repouso). Ao receber um estimulo maior que o normal para atingir seu