Trabalho
Thalisson, João Pedro, Eduardo e Danilo
Tiago
Física
2° B
24/09/2012
As Fases da Lua
Introdução
As fases da lua como são denominados os quatro aspectos básicos que o satélite natural da Terra, a Lua, apresenta conforme o ângulo pelo qual é vista a face iluminada pelo Sol. Diferentemente de outros idiomas, na língua portuguesa, as fases intermediárias, como a lua crescente côncava, a lua crescente convexa, a lua minguante convexa e a lua minguante côncava não possuem as nomenclaturas amplamente difundidas.
Lua Cheia
Uma das fases da Lua, quando a sua totalidade é refletida na Terra é chamada de Lua cheia. Ocorre quando a Lua completa um movimento de 180° após a Lua nova, assim, seu disco lunar totalmente iluminado e é visível à noite, pois ela se opõe ao Sol em relação à Terra. O brilho característico da Lua, bem dominante nessa fase, é denominado de luar.
Como a órbita lunar é uma elipse, e não um círculo perfeito, assim como as outras fases, a lua cheia pode localizar no ponto mais próximo da Terra, Perigeu, ou mais distante, Apogeu. A lua cheia no perigeu é 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu. Em 19 de março de 2011, a lua cheia ficou a uma distância de 356.577 km da Terra. Ela não se aproximava tanto durante a lua cheia desde 1993, e esse fenômeno é chamado de "Super Lua", no qual ocorre a cada 18 anos.
Lua Nova
É quando o hemisfério lunar voltado para a Terra não reflete nenhuma luz do Sol. Dizemos também que a Lua está em conjunção com o Sol. A Lua Nova só é visível durante os eclipses do Sol que, aliás, só acontecem quando é Lua Nova. Nessa fase, o ângulo entre Sol, Terra e Lua é praticamente zero. A Lua Nova nasce por volta das seis horas da manhã e se põe às seis da tarde. Ou seja, ela transita pelo céu durante o dia.
Lua